Reflexões

Não uma religião vazia de Deus!

Por isso, Jesus denuncia duramente a hipocrisia dos fariseus

 No Evangelho deste domingo Jesus critica a forma distorcida com que os fariseus e doutores da Lei observavam as leis e preceitos religiosos. Essa prática motivou a vinda de uma comissão de inquérito vinda de Jerusalém. Eles viam que alguns de seus discípulos não observavam as leis e as tradições dos antigos.

 Tratava-se das chamadas leis de purificação, normas de lavar as mãos, tomar banho ao oferecer sacrifícios no templo, que foram passadas também como obrigação para as pessoas do povo. Não se tratava de uma questão de higiene como para nós, mas de uma prática de pureza ritual, de pura observância da Lei, que não os levavam amar de coração a Deus e aos irmãos.

 Por isso, Jesus denuncia duramente a hipocrisia dos fariseus que viviam uma religião de aparências. “Hipócritas! Vocês me honram com os lábios, mas seu coração está longe de mim, praticando injustiças”.

 Jesus chamou a multidão para perto de si disse: “Escutai todos e compreendei: O que torna a pessoa humana impura não é que vai de fora para dentro dela, mas o que nasce no íntimo de seu coração. Do coração nascem todas as más intenções, imoralidades, roubos e outros males”.

 Não se deve cumprir uma lei de forma legalista, mas em vista do bem que ela pode e deve oferecer. O coração para a Bíblia é a raiz, a fonte e o fator das boas ou más ações da criatura humana. Por coração se entende a mente, a vontade, os sentimentos, toda a pessoa. Jesus sempre se preocupou em converter o coração de cada pessoa, que ele não siga sua inclinação natural para o mal, mas se incline somente para o bem. Precisamos sim fazer permanentemente a limpeza do coração, colocando nele a Palavra de Deus, a sua santa vontade.

 O culto que a grada a Deus é quando produz um verdadeiro encontro com Ele, quando se experimenta a alegria de seu amor salvador. Nossa atitude não é repetir o passado frio e sem sentido, mas tornar possível a acolhida de Jesus Cristo, de sua Palavra que nos chama buscar seu projeto com amor e conversão ao Reino de Deus.

Outras Imagens

Comentários