Reflexões

Não é o ano novo que muda a nossa vida. Somos nós

Um Ano Novo singular

 Não tenho dúvida da dificuldade que foi o ano que finda para todos. Durante os doze meses, nos conectamos com as tensões e amarguras do dia-a- dia. Não levamos em consideração, em nenhum momento - talvez poucos tenham feito isso -, que vivemos de forma mais privilegiada do que muitos. Nos deixamos envolver por rancor, desamor, inveja, desânimo… Insistimos em conquistar inimigos em áreas distintas, até mesmo na família.

 Começamos 2017 como todos os anos anteriores a ele. Olhamos o calendário e contamos doze meses. Quando Janeiro começou, programamos as semanas. E fizemos isso com todos os outros meses. Cada um que passou ficou preso em nossas costas como um fardo de peso indefinido. Em Dezembro estamos tão pesados e cansados que rezamos, torcemos para que tudo termine logo e um novo ano se inicie, como se isso pudesse tirar o cansaço que nos envolveu até então.

 Na verdade, criamos um círculo vicioso de doze meses, no qual Janeiro é o responsável por todas as mudanças positivas que esperamos em nossas vidas. 

 Colocamos, no ano novo, todas as nossas expectativas de vitória e, no ano que passou, as nossas frustrações. Damos ao ano novo a responsabilidade sobre a nossa felicidade e esquecemos de nos colocarmos como condutores da nossa vida.

 Por isso, o grande desafio é sermos diferentes. É terminarmos o ano sem um fardo, mas com nossas vitórias. Não importa o tamanho que elas possam ter diante dos outros. Para nós elas serão grandiosas. O desafio é quebrar o círculo vicioso de doze meses, porque cada dia é único e é nele que escrevemos a nossa história.

 Não é o ano novo que muda a nossa vida. Somos nós. 

 Com esse pequeno texto, quero desejar a vocês, leitores e leitoras, da minha pequena coluna, um Natal abençoado e um Ano Novo singular, no qual vocês possam tomar o leme da própria vida, sem esperar que a felicidade e as realizações fiquem por conta de dias ou meses, mas que estejam em vocês, no esforço e na dedicação que vocês fazem para atingir seus objetivos.

Outras Imagens

Comentários