Reflexões

Jesus ressuscitou verdadeiramente

Como acreditar na ressurreição de Cristo?

 Todos gostamos de saber as razões, as circunstâncias e a maneira como se desenrolam os fatos. O que é que nos ajuda a entender e a acolher as verdades da fé é a Sagrada Escritura? Como acreditar na ressurreição de Cristo?

 O Evangelho e os testemunhos das mulheres e dos discípulos insistem na ressurreição como acontecimento real, concreto, objetivo. Jesus não é “um fantasma”. É o que os dois discípulos de Emaús,  retornando a Jerusalém, contam aos apóstolos que tinham visto Jesus Ressuscitado.

 Enquanto eles contavam a feliz experiência, o próprio Cristo Ressuscitado se colocou no meio deles. Os apóstolos também ficaram espantados. Cristo então se fez tocar por eles, pediu algo para comer a fim de que comprovassem que seu corpo ressuscitado era o mesmo que fora torturado e crucificado. Comer algo com as pessoas é sinal de comunhão de vida e meio que fortalece os laços da mesma comunhão. Abriu-lhes a inteligência para que entendessem as Escrituras, segundo as quais ele, o Messias, devia sofrer e ressuscitar. Como os dois discípulos, todos sentiram o coração se abrasar com a presença do Ressuscitado, segundo as Escrituras.

 Isto nos revela também que os apóstolos tiveram dificuldades e demoraram em acreditar na ressurreição. Mas à medida em que iam fazendo a experiência da Ressurreição passavam também a um novo modo de viver, a um testemunho convincente de Cristo.

 É à luz da Palavra de Deus que também nós vamos nos firmando na fé e entendendo a Ressurreição de Cristo. Por outro lado, é à luz da Ressurreição de Cristo que entenderemos melhor a própria  Escritura.

 “Os dois discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” No meio da surpresa e da alegria deles, Jesus continuou: “Tendes alguma coisa para come?” Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Jesus o tomou e comeu diante deles. Foi a confirmação do que estava escrito a respeito dele nas Escrituras. Mostrou-lhes o que e como deviam crer de verdade, e concluiu: “Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

 Encontrar-se com o Ressuscitado é uma experiência que não se pode calar. Quem experimentou Jesus cheio de vida sente necessidade de contar isso a outros. É o testemunho que produz e confirma a fé, entusiasma o seguimento, continuando a missão de testemunhar sua ressurreição e anunciar em nome dele, presente no meio de nós, a conversão e o perdão dos pecados.

Outras Imagens

Comentários