Reflexões

Já Entrou em Contato com o Seu Verdadeiro Valor?

Valorize-se, e acima de tudo, AME-SE.

 Que ideia e percepção você tem sobre si mesmo (a)? Como está sua autoconfiança e a sua autoaceitação? Você acredita em você mesmo (a)? Já descobriu seus pontos fortes e suas

características mais importantes?

 Conhecer nossos pontos fortes e investir neles desvia o foco de nossos problemas e fraquezas. Algumas pessoas não conhecem seus potenciais, e por isso não se dedicam a nada, eximindo-se de alcançar resultados incríveis. Temos fraquezas sim, mas todos também nascemos com algum tipo de potencial que precisa ser aproveitado.

 Todos têm um talento único que conferirá significado e objetivo à nossa vida. Seria interessante, desviar a atenção em nós mesmos em alguns momentos do dia para refletir, pensar e apreciar nossas virtudes, habilidades, competências, enfim, tudo aquilo que nos caracteriza como um ser singular. Para que isso aconteça é necessário entrar em contato com a nossa essência. É ela que nos torna incomparáveis, únicos e especiais. No momento em que descobrimos o nosso verdadeiro valor e significado perante a vida, nos relacionamos de forma positiva conosco mesmo e com os outros. E assim, somos conduzidos por uma sensação de que há algo dentro de nós maior e melhor, do aquilo que buscamos no externo. SIM, A MAIOR RIQUEZA RESIDE DENTRO DE NÓS!

 Cabe destacar, o quanto tudo isso favorece a autoestima (descrição do autoconceito e da autoimagem sobre si mesmo), essencial para nós seres humanos. Quem possui, valoriza sua história, suas qualidades, competências e a forma de pensar e agir. E também, dispõe de habilidades psíquicas e afetivas na relação consigo mesmo e com o “outro”. Ainda, possibilita a compreensão de fatos, nos torna competente para lidar com as mais variadas situações do dia a dia, a compreender nossas limitações, e, por fim, auxilia a obtermos uma atitude positiva e ativa diante das oportunidades da vida. No entanto, um dos fatores que pode prejudicar a autoestima e ocultar nosso valor é a comparação. Isso pode gerar frustrações, sensação de falta, impotência e inclusive distanciamento de si mesmo (a).

 Ao olhar para si se adquire autoconhecimento. Nessa perspectiva, pode-se descobrir e reconstruir novas formas de se ver e de se perceber. Portanto, seja qual for a circunstância de sua vida, jamais deixe de acreditar na sua capacidade. Por isso, encontre o seu melhor, valorize-se, e acima de tudo, AME-SE.

Outras Imagens

Comentários