Reflexões

Experiências em São Paulo

Atrativos desconhecidos

 Quando ouvimos os telejornais e o assunto é São Paulo, só vemos notícias sobre o caos no trânsito, mendigos, sujeira e a violência generalizada. É muito difícil imaginar essa metrópole de outra forma que não aquela passada para nós pelos veículos de comunicação. No entanto, São Paulo, como todas as outras cidades brasileiras, tem muitos atrativos desconhecidos pela grande maioria da população, até mesmo os próprios paulistanos.

 A feira da Praça Benedito Calixto é uma das atrações desconhecidas por muitos. Ela acontece aos sábados e é uma mistura de brechó e antiquário. Nela, você vai encontrar brinquedos antigos, móveis restaurados, discos raros, máquinas fotográficos, porcelanas, prata, moedas, medalhas, enfim, é um pequeno mar de atrações. Para quem procura encher os olhos com beleza, raridades e gosta de rememorar tempos passados é o lugar ideal. A feira oferece, também, artesanato, vestuário, peças novas esculpidas, pintadas e entalhadas pelos próprios expositores. Sempre é possível fazer uma ótima refeição nos restaurantes ao redor da praça ou um lanche, dependendo da sua fome.

 Outro ótimo lugar para visitar é o Farol Santander. Para chegar até lá, você poderá fazer caminhos alternativos. Você até poderá passar pela Praça da Sé ou aventurar-se pela 25 de Março e suas ladeiras.

 O passeio à pé é sempre mais bonito, porque você consegue ver a cidade com outra perspectiva, conseguirá sentir como é a vida de São Paulo, o constante pulsar das gentes e do quotidiano das ruas. O espaço abre, de terças a sábados. Com um ingresso no valor de vinte reais, é possível visitar o espaço, onde conhecemos a memória do prédio, desde sua construção até os dias atuais e exposições diferentes, de tempos em tempos. O passeio inicial é uma viagem tridimensional feita em uma sala com espelhos no teto, no chão e nas paredes. Nela, o visitante conhece em vídeo, a história do prédio em um caleidoscópio de imagens maravilhosas. Na sequência, somos apresentados aos primórdios do banco, com suas paredes forradas de jacarandá, as fotos de todos os presidentes do banco, o mobiliário antigo e as salas de reuniões. Para finalizar o passeio, a vista deslumbrante de São Paulo, do alto do farol. Um passeio para ficar na lembrança.

 Por isso, quando você for visitar São Paulo, aproveite  ao máximo as experiências que essa cidade pode oferecer. Dispense, quando possível, os táxis, uber, metrô e caminhe. São Paulo vai surpreender você.

 

Outras Imagens

Comentários