Reflexões

Escutar Jesus!!

Segundo domingo da quaresma

No segundo domingo da quaresma, contemplamos Jesus resplandecente pela transfiguração na montanha para a qual levou consigo o grupo dos discípulos, Pedro, Tiago e João. Ali “apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus”. Enquanto já resplandecia, em Jesus transfigurado, a glória da Ressurreição, “Pedro não sabia o que dizer, pois ele e os discípulos estavam todos com muito medo”. Envoltos pelas sombras da nuvem, só escutam a voz do Pai: “Este é meu Filho amado. Escutai o que ele diz”.

 Os discípulos não devem confundir Jesus com ninguém, nem sequer com Moisés ou Elias, representantes e testemunhas do Antigo Testamento. Só Jesus é o Filho querido de Deus, o que tem o Seu rosto “resplandecente como o sol”. A vontade de Deus resume-se e concretiza-se num só mandato: “Escutai Jesus”. O escutar estabelece a verdadeira relação entre os seguidores e Jesus.

 Pela transfiguração, Jesus quis preparar os apóstolos para o momento difícil da paixão e da morte. Ele seria totalmente desfigurado, dilacerado. Queria ajudá-los a permanecer firmes no sofrimento, mostrando-lhes o fruto da fidelidade ao Pai até o fim. E eles só entenderiam mesmo este mistério depois da ressurreição de Cristo. Mas para isto precisavam descer da montanha, acompanhar Cristo até sua morte no monte Calvário.

 A experiência de escutar Jesus pode ser dolorosa mas é apaixonante. Ele não é aquele que nós poderíamos imaginar, partindo de nosso modo de pensar e agir. Mas, Jesus, sem nos apercebermos,  vai  nos arrancando de nossas seguranças que nos atraem para levar-nos a uma vida mais autêntica no seguimento de Jesus. Perseverando na escuta paciente, nossas vidas se iluminarão com a verdadeira luz de filhos de Deus. Mas ainda não se manifesta tudo o que seremos.

É sempre Jesus a nos convidar a segui-lo até o alto da montanha para nos infundir forças para superar toda a violência na realização da Campanha da Fraternidade no tempo quaresmal. Nos ensinará a escutar a palavra do Pai e vivermos o ideal comunicado por Jesus “Vós todos sois 

Outras Imagens

Comentários