Reflexões

A Vida acima de tudo

Quem é Jesus?

 O Evangelho de Marcos tem o objetivo de compreender QUEM É JESUS? Mas ao descobrirmos esta bela verdade vem outra questão: Quem é o discípulo de Jesus?

Jesus anda com seus discípulos, em dia de sábado, por meio de um trigal. Os discípulos começam a arrancar espigas e comiam os grãos de trigo para matar a fome.

 Para os judeus, doutores e fariseus defensores do dia de sábado, essa atitude constituía trabalho e transgressão da lei. O descanso do sábado estava fundamentado no dia do Senhor ter descansado depois de criar o mundo. E outro fundamento era a comemoração da libertação do Egito, sendo, por isso, festa da liberdade e da posse da terra. Todos deviam descansar, crianças. jovens, adultos, velhos e animais, bem como a terra.

 Mas, com o passar do tempo o sábado tornou-se uma lei exagerada, em lugar de descanso. No primeiro caso, os discípulos colhendo espigas para comer representava trabalho. A transgressão caia sobre o Mestre deles. Fato que podia levar até à pena de morte.

 Jesus respondeu que a vida está acima da lei. E mostra que tem autoridade qua está a serviço da vida. A vida acima de tudo! Acima do sábado.

 No segundo fato Jesus cura um homem com a mão seca, em dia de sábado. Jesus não está ensinado com palavras, mas com ações, proporcionando saúde. Novamente os mesmos estavam espiando. Sim como espiões do agir de Jesus. O Mestre não teme, pelo contrário, aos poucos, vai desmascarando suas ações e ligações com o sistema de morte, não de vida.E pergunta: O que é que a lei permite no sábado: fazer o bem ou fazer o mal. Salvar a vida ou deixá-la morrer? Mas eles nada  disseram, mas continuaram tramando contra a vida de Jesus por agir e defender a vida acima de tudo.

 O que dizemos nós?

Outras Imagens

Comentários