Publicidade

Vídeo com coreografia do desfile temático da Festa da Uva 2019 é gravado no parque

Público que assistir aos espetáculos poderá aprender os passos coreográficos e interagir com quem estiver desfilando

 A Igreja e o coreto, que formam as réplicas de Caxias do Sul em 1885, foram o cenário escolhido para lançar uma das novidades da Festa da Uva 2019: uma coreografia para ser encenada pelo público.A ideia, que promete criar interação entre a comunidade e os participantes do desfile, é a reprodução da coreografia em vídeo, pelas redes sociais. A gravação que ocorreu nesta segunda-feira (04) será transformada em um grande flash mob (aglomeração de pessoas que reproduzem o mesmo movimento, combinado com antecedência).

 O elenco do núcleo artístico Ballet Margô e da Companhia Municipal de Dança participaram da gravação. Eles estavam com figurinos do folclore italiano, principalmente da tarantela, da chegada do trem, em 1910, e roupas da ala da religiosidade que remetem aos anos 1920.

 O diretor artístico do desfile, Matheus Brusa, afirma que a coreografia padrão acontece sempre no último refrão da trilha da música tema deste evento. “O vídeo terá cerca de 30 segundos e mostrará ao público os passos da coreografia que vai ter no último refrão da trilha. A coreografia será simples e pode ser executada por qualquer pessoa. Queremos despertar a curiosidade e envolver mais o público no desfile, para que participem do espetáculo, mesmo sem serem figurantes”, explica Brusa.

 Ele conta que o público que comparecer a Rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul, e na alameda central do Parque Mário Bernardino Ramos, irá assistir um novo formato de desfile temático.  Os ensaios, embalados pela música tema da Festa da Uva 2019 - Viva Una Bela Giornada - estão sendo realizados em diversos locais da cidade e nos distritos que irão participar do desfile. “Estou recebendo os vídeos dos ensaios e percebemos que a coreografia irá dar vida a um desfile mais artístico e coreografado, que é a nossa ideia. Os profissionais da dança e do teatro dividem o espaço com os figurantes da comunidade, que são a alma do desfile. Contamos com o apoio dos figurantes para que juntos possamos mostrar ao público um novo formato de desfile, com uma coreografia mais elaborada, sem perder a essência, e que conte a história da nossa gente”, ressalta ele. 

 Ao todo, oito desfiles estão previstos: dois na Rua Sinimbu, nos dias 24 de fevereiro e 10 de março, a partir das 17h; e seis na alameda central, nos Pavilhões, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 05, 06, e 07 de março, a partir das 20h30. A Festa da Uva 2019 ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março, no Parque Mario Bernardino Ramos.

 Fotos: Neimar de Cesero

 

Outras Imagens

Comentários