Publicidade

Capacitação acerta preparativos para colheita da uva em Serafina Corrêa

O cultivo de uvas

 Em Serafina Corrêa, apenas sete famílias produzem uvas comercialmente, em uma área total de seis hectares, produzindo anualmente de cerca de 100 toneladas da fruta. Entretanto, o cultivo de uvas em pequena escala é comum pelas famílias serafinenses, em sua maioria descendentes de italianos, tanto para autoconsumo da fruta quanto para fabricação de vinhos coloniais.

 Na última terça-feira (21/01), 12 produtores discutiram formas de melhorar o manejo da videira e garantir uvas de maior qualidade, em um encontro organizado pela Emater/RS-Ascar. O evento foi realizado na propriedade de Sadi Somacal, na comunidade de São Carlos, onde são cultivados cerca de 1,5 hectares de uvas. A família Somacal é participante do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, do Governo do Estado, e está em processo de regularização da cantina de vinhos coloniais, estando cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, com o objetivo de expandir a produção para comercialização.

 No encontro, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, discutiu com os participantes algumas práticas simples que podem auxiliar na obtenção de uvas de qualidade para a fabricação dos vinhos, como a desfolha e a determinação correta do ponto de colheita. De acordo com Ebert, além do grau de açúcar, geralmente observados pelos produtores, é importante avaliar a maturação fenólica das uvas, que está relacionada a substâncias que afetam a coloração, corpo e sabor do vinho. “Uma uva com os polifenóis ainda verdes poderá gerar vinhos com sabor adstringente, mesmo que a uva tenha um teor de açúcar adequado para a vinificação”, destaca Ebert. O agrônomo ainda explicou que a mudança de cor dos ramos, do pedicelo e, principalmente, da semente, é indicador de maturação fenólica.

 Os agricultores também receberam orientações de cuidados na operação de colheita da safra e de manejo pós-colheita dos parreirais, visando garantir a sanidade e o equilíbrio vegetativo das plantas para a próxima safra.

Outras Imagens

Comentários