Ipê

Ipê, e o Dia Internacional da Mulher

Coletivo de Mulheres Trabalhadoras na Agricultura Familiar

 Nesta sexta-feira, 08 de março, mais de 250 mulheres participaram do 28º Encontro em Celebração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que se estendeu durante o dia inteiro, aconteceu nas dependências da Escola Estadual Frei Casimiro Zaffonato, em Ipê.

 Promovido pelo Coletivo de Mulheres Trabalhadoras na Agricultura Familiar, o Encontro teve como objetivo celebrar o Dia Internacional da Mulher. Para isso, foi ofertado ampla programação com palestras, debates, apresentação teatral e música vivo.

 Pela manhã, um dos pontos altos foi a palestra da psicóloga Kiona Ames. A partir do tema ?Eu Sou?, a instrutora de treinamentos comportamentais conduziu a reflexão sobre a vida e a realidade das mulheres com muito humor e leveza. Outro momento a ser destacado foi a palestra do Coordenador Estadual da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar- FETRAF, Rui Alberto Valença. O mesmo falou sobre a Reforma da Previdência, apresentada pelo Governo Federal no dia 20 de fevereiro de 2019.

 Segundo Valença, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tem como objetivo principal retirar direitos constitucionais dos trabalhadores. Em especial as mulheres serão as mais prejudicadas, já que para elas aumentará em cinco anos o tempo de contribuição. Sobre esse tema, uma Carta de Repúdio foi elaborada e aprovada pelas participantes do Encontro e

será encaminhada ao Presidente da República, do Senado e da Câmara Federal.

 A Coordenadora do SINTRAF-IPE Marinêz Castagna, pede que precisamos continuar organizadas, fortalecidas, atuantes e muito unidas, para que não seja alterada nossa aposentadoria, passando de 55 anos para 60, isto significa muito para nós, pois foi conquistada com muita luta e trabalho o a longo dos anos. Conto com o apoio de todos para  que está reforma não passe no congresso.

 O 28º Encontro atingiu a meta, não apenas no número expressivo de participantes. Mas, sobretudo, porque foi capaz de promover o debate sobre o papel da mulher na família e na sociedade, além de proporcionar momentos alegres de vivencias e de fé.

 A participação de cada um foi muito importante para o sucesso do evento. Povo unido jamais será vencido. Fica o convite para 2020 estarmos celebrando novamente. Quero parabenizar o Coletivo de Mulheres trabalhadoras da agricultoras familiar pela Organização.

 O evento contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Sistema Cresol, Escola Frei Casimiro Zaffonatto, Prefeitura Municipal de Ipê, Emater/ASCAR e Paróquia São Luiz Rei. Além disso, os Grupos de Mulheres das comunidades tiveram grande importância para o sucesso do Encontro. Carinhoso abraço a todas-os.

Outras Imagens

Comentários