Eventos

EEI Infantil Atelier Livre de Arte e o 1º Filo

Revivendo o sonho dos imigrantes

 Nesta sexta-feira 13/04 o 1º Filó da escola foi marcado pela alegria, a dança, a gastronomia e muita saudade de um passado.

 Alunos, pais, avós e professores percorreram  ruas da cidade tipicamente trajados, com velas e lampiões, teve magia, beleza e encantamento. 

 Num ambiente previamente preparado, os que chegavam logo foram envolvidos pela magia do Filó, num clima de passado. 

 Foi passado através do Filó um pouco de cultura, gastronomia e lazer dos seus antepassados.

 O Filó realizado foi um momento de oração, cultura, diversão, emoção, além de uma volta ao passado, trazendo para o presente uma história de vida que  eles não podem esquecer, pois o que eles tem hoje foi graças ao trabalho, persistência e o acreditar que eles foram estabelecidos  numa terra desconhecida.

 Os italianos trouxeram sua cultura, seus valores, seus usos e costumes para a região. Uma das contribuições fortes deixadas foi o FILÓ, que consistia basicamente num encontro de pessoas (famílias) na casa de alguém.

 Nestes encontros o objetivo era rezar, dialogar, jogar, fazer trabalhos manuais, contar casos, cantar e era onde buscavam força para seguir adiante na jornada.

 O FILÓ fortificou-se, pois se reuniam com o objetivo de diminuir a solidão e a saudade da Pátria e dos familiares. 

Saíam de suas casas cantando felizes, com um tição ou um ferral (lampião) para iluminar o caminho, e ao mesmo tempo cantando para espantar o medo dos animais, o medo da floresta, e também para que os vizinhos ouvissem e se juntassem a eles.

  Uma noite mágica!! 

.

 

Outras Imagens

Comentários