Saúde

Dor nas pernas pela manhã podem não ser um sintoma das varizes?

Cuidados pela Vida

 As dores nas pernas são muito características do quadro de varizes e, assim como os demais sintomas, muitas vezes não aparece logo pela manhã, então é possível que o paciente ao acordar não sinta nenhum incômodo. De acordo com o angiologista Rodrigo Fukushima, isso ocorre porque durante o sono o sangue circula pelas veias das pernas com mais fluidez.

Paciente com varizes pode sentir incômodo pela manhã, mas é raro
“É muito incomum o paciente com varizes dos membros inferiores apresentar sintomas logo pela manhã. Durante a noite, como o paciente mantém-se deitado, a circulação pelas veias é favorecida.

 Usualmente os sintomas associados às varizes tendem a piorar ao longo do dia e são mais intensos no fim do dia e à noite”, explica o especialista.

 Em casos avançados de varizes, alguns pacientes podem até apresentar sintomas pela manhã, persistindo e piorando ao longo do dia, mas isso não é o normal. A dor nas pernas que ocorre predominantemente pela manhã pode ser causada por problemas articulares, como a osteoartrite. “O excesso de atividade física, tendinite e osteoporose também podem ser causa de dor nas pernas pela manhã”.

 Por que um quadro de varizes costuma cursar com dor nas pernas?

 Os sintomas comuns ao quadro de varizes se manifestam quando o fluxo de sangue é prejudicado. Isso acarreta o aumento de volume e da pressão de sangue nos membros inferiores. Em situações normais, o sangue venoso apresenta sentido exclusivamente cranial (em direção ao coração). Já nos pacientes com varizes, o sangue venoso também apresenta sentido caudal (em direção aos pés).

 “Isto se deve a uma falha nas válvulas presentes nas veias dos membros inferiores em barrar o retorno de sangue, condição esta conhecida como refluxo. Consequentemente, ocorre maior acúmulo de sangue nas extremidades, com aumento da pressão venosa local, acúmulo de mediadores inflamatórios e redução da oxigenação. A dor e os demais sintomas surgem desse processo”.

 Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030




Outras Imagens

Comentários